terça-feira, 21 de agosto de 2012

* O que é o LHC ?

LHC significa Grande Colisor de Hádrons em português, é o maior experimento já feito. Esse experimento além de ser muito complexo, envolve diversas máquinas muito tecnológicas, e também muitos físicos especialistas de diversas partes do mundo. Eles aceleram partículas de prótons a uma velocidade que fica muito próxima, referente ao da velocidade da luz. Com esta tamanha velocidade os prótons circulam 27 quilômetros de circunferência 11 mil vezes por segundo.

 * Qual o objetivo geral da construção do Large Hadron Collider (LHC)?

O grande objetivo da construção é algo como refazer o ambiente, acelerando os prótons, núcleo de hidrogênio aproximadamente com a velocidade da luz.

  * O que é o Bóson de Higgs e qual sua importância para a Física?

O Bóson de Higgs tem haver com o campo de redes e dando massa (volume) a tudo que esta em sua volta, funciona mais ou menos como um campo de força. Ele é a peça principal que faltava para obter o modelo padrão e também é capaz de mudar os conhecimentos físicos sobre o nosso universo.

    * Por que o Bóson de Higgs é chamado de "partícula de Deus"?

É chamado também de “partícula de Deus” por causa do título do livro do Prêmio Nobel de Física, Leon Lederman. O autor teria dado ao livro o nome “The Goddamn Particle” (em português, a partícula maldita), devido à óbvia dificuldade em encontrá-la por meio de experimentos, e ao encontrar essa partícula Lederman diz que o bóson de Higgs poderia resolver tantos problemas da física, que só poderia ser reconhecido por uma "partícula divina".