quinta-feira, 28 de junho de 2012

   Sustentabilidade esta relacionado ao processo dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Na prática podemos dizer que esse conceito de sustentabilidade representa fazer exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e nós, seres humanos. Nós não percebemos que tudo que agente fez ou continua fazendo errado em relação ao meio ambiente, não ficará difícil de viver apenas para nós, mas para nossos futuros filhos e netos. O que fazemos no presente ecoará pela eternidade. Esta na hora de pensar um pouco !


         Após realizar o trabalho de acordo com meus consumos diários, percebi que, se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de um planeta por e estou um pouco abaixo da média planetária que é de 1.8 hectares globais por pessoa de acordo com a biocapacidade mundial.

  • Área de energia - 7,7% (área de florestas reservadas para absorver suas emissões de carbono.)
  • Área cultivada - 28,9% (área necessária para o cultivo de frutas, grãos e verduras, incluindo pastos e alimentos para criação de animais.)
  • Área de pastagem - 34,7% (área de prados necessária para o manejo sustentável de rebanhos.)
  • Área de florestas - 23%  (área verde necessária para produzir a madeira consumida.)
  • Área construída - 3,9%   (área coberta pela infra-estrutura humana.)
  • Área de pesqueiro - 1,8%  (área aquática necessária para produzir o peixe consumido.) 
             O nosso mundo esta em declínio total, florestas sendo desmatadas irregularmente, consumo próprio excessivo, lixo em excesso , tudo esta acabando porque o ser humano é ignorante, isso mesmo ignorante, se cada um deixa se de ser egoísta um pouco e pensar mais nos animais por exemplo no consumo da água, o mundo não estaria como esta hoje, animais morrendo de extinção, pessoas morrendo de fome, a água acabando. O nosso mundo esta acabando e acabará pelo estupidez humana. Se pegarmos um globo e olharmos bem, somos muito insignificantes,  mas as nossas ações vão muito além disso, uma simples latinha de plástico jogada na rua para muitos não é nada, mas para os animais isso o machuca e demais. Esta na hora de acordar. ESTAMOS MORRENDO EM CÂMERA LENTA.




sábado, 16 de junho de 2012

         Física vem do grego antigo "natureza". É a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Sua linguagem natural é a matemática. Ela busca estudar cientificamente os comportamentos naturais do mundo no nosso ao redor, desde corpos até o universo como um todo. A física é considerada uma ciência muita ampla pois estar ligado a diversas coisas do nosso cotidiano.
         A física tem seu objeto de estudo que é a natureza e os fenômenos naturais que ocorrem no nosso universo, e por estas serem tão amplas a física se divide em diversos ramos para abordar mais detalhadamente cada assunto. Por isso se dividem em :
         Mecânica estuda os movimentos dos corpos e seu repouso, e busca a explicação para as suas ocorrências. É o ramo mais antigo da Física porque se diz respeito a explicação para os movimentos que o corpos executam.
         Termologia estuda o calor, ou seja, as manifestações de energia que produzem variação de temperatura sendo ela aquecimento ou resfriamento.
         Acústica estuda os sons, que são desenvolvida na comunicação oral, escrita, voz, audição.
         Óptica estuda a luz, o "olhar". É o ramo que explica os fenômenos da reflexão, refração e difração.
         Eletricidade estuda a energia elétrica.
         Nuclear procura entender as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria molecular. 
         
         A física em si é uma ciência, e suas grandes evoluções podem ser traduzidas através do desenvolvimento tecnológico. Como no eletromagnetismo que permitiu o desenvolvimento das tecnologias, que influenciam no cotidiano moderno. O domínio da energia elétrica que permitiu que tudo esteja ligado ao mesmo tempo, que o mundo receba diversas informações, e pelas construções desses aparelhos domésticos.
         Embora não percebemos o simples ato de deixar a borracha cair no chão envolve diretamente a física. O tempo que ela demorou para chegar ao chão, o tamanho dela o peso. Quando ascendemos a luz passa por diversos campos magnéticos ates de termos ela, enfim praticamente tudo que fizemos no nosso dia a dia envolve alguma campo da física. Ela é do nosso cotidiano e nos permiti executar e entender o que esta a nosso volta.